terça-feira, 23 de novembro de 2010

Colônia de férias

Colônia de Férias e Atividades Recreativas

As Férias estão aí e não existe época melhor para desenvolvimento de atividades recreativas em clubes, condomínios, parques, escolas e academias. Para a alegria de crianças, adolescentes e porque não dos adultos? Nesta página pretendemos reunir boas idéias que possam ser aplicadas em Colônia de Férias e Festas Recreativas .

Para contribuir clique aqui e adicione a sua .

- Caça ao Tesouro (atividade surpresa): CDOF
Esta é uma boa atividade para o final de uma colônia, quando queremos distribuir algum brinde ou pontos para uma gincana. Elaboramos um tesouro, uma caixa contendo o que desejarmos. Pode ser qualquer coisa ou até uma dica para uma surpresa final. Esta caixa vai ficar escondida e para que todos cheguem a ela, os participantes terão que seguir pistas deixadas por todo o espaço da atividade. Uma pista vai levar a outra e a última pista vai levar ao tesouro final. As pistas podem ser diretas como, - o tesouro está debaixo da maior mesa do clube ! - ou vir em forma de provérbio, charada ou adivinhações. Ao final da atividade todos os participantes tentam encontrar o tesouro e quem encontrar pode ficar com o tesouro pra si ou para a equipe, de acordo com as regras estabelecidas pelos recreadores.

- Passeios ecológicos e educação ambiental em parque ou clube: CDOF
Esta atividade é feita com a ajuda de todos os participantes. Os recreadores planejam um passeio ecológico com os participantes por toda a área escolhida e aproveitam o passeio para fazer competições do tipo: caça lixo (cada um tem um saquinho e a equipe que conseguir pegar mais lixo vence os pontos), a equipe que encontrar mais pássaros ou espécies de bichos diferentes ganha os pontos, a equipe que contar melhores piadas, músicas pelo caminho, etc...

- Palestras instrutivas (primeiros socorros, bombeiros, sobre saúde do corpo , higiene, AIDS, etc...);CDOF

Em Colônias de Férias, nem sempre só a brincadeira atrai. Crianças e adolescentes adoram palestras instrutivas sobre a saúde e natureza. Assim, é uma boa oportunidade para a conscientização de todos com relação a bons hábitos e cidadania. Geralmente, encontramos profissionais que fazem palestras sem qualquer fim lucrativo, principalmente os Bombeiros. É importante que as crianças já saibam desde cedo sobre a ressuscitação cardíaca e primeiros socorros, por exemplo.

- Macroginástica na água (hidroginástica com todos) ou Gincana aquática; CDOF
Em dias quentes de verão, não há nada mais gostoso que unir boa parte ou todos os participantes de uma colônia ou academia para uma ginástica aquática. É muito animado e cria um ambiente agradável de socialização. Além da hidroginástica, podem ser feitas atividades aquáticas competitivas e recreacionais no formato de uma gincana, ou seja, equipe x equipe.

- Mural sobre temas importantes e educativos (de desenhos, e frases ); CDOF
Geralmente, escolhemos esta atividade com a finalidade de passar e divulgar alguma idéia importante. Que poderá ser seguida de uma palestra já ministrada por um profissional especializado no assunto. Neste mural, as crianças vão, por turma, fazer poesias, desenhos, colagens, pinturas dentro daquele tema escolhido. E quando todos os murais estiverem prontos serão expostos em uma parede visível a todos como uma exposição de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário