segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enem 2010: tema da redação é apropriado a estudantes

Enem 2010: tema da redação é apropriado a estudantes
'A prova fez com que esses jovens pensassem em suas próprias perspectivas', diz Fernando dos Santos Andrade, professor da disciplina do Curso Anglo
Aretha Yarak
O trabalho na construção da dignidade humana. Esse foi o tema que os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, tiveram de desenvolver na prova de redação. Para Fernando dos Santos Andrade, professor da disciplina do Curso Anglo, o tema é apropriado ao momento vivido pelos estudantes que deixam o ensino médio. “Eles estão dando os primeiros passos no mercado de trabalho. A prova fez com que esses jovens pensassem em suas próprias perspectivas”, diz Andrade.
O tema, que já foi mote da redação de outros vestibulares, não é estranho àqueles estudantes que vêm se preparando para as provas. Como subsídio à discussão, o Enem apresentou dois textos, um versando sobre o trabalho escravo e o outro, sobre as perspectivas de atividade profissional. “O grau de exigência foi mediano, pois o estudante provavelmente já havia se deparado com tal questão enquanto se preparava para as provas”, afirma o professor.
Na avaliação dele, o Enem procurou medir as habilidades dos estudantes enquanto indivíduos e cidadãos. Buscou fazer os jovens refletirem, ainda, sobre como eles se veem dentro do mercado trabalho e como podem usar as ferramentas existentes para melhorar as relações profissionais. “Para um aluno do ensino médio, a tarefa é um pouco trabalhosa. Mas esses estudantes têm competência para desenvolver esse raciocínio”, diz Andrade.

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