domingo, 29 de agosto de 2010

Respostas

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS VOZ ATIVA PARA VOZ PASSIVA PARTE I
VOZES DO VERBO
1 - Toda a história ser-te-á narrada por mim
2 - Infelizmente eles não eram conhecidos por nós
3 - Uma mentira não teria sido dita por ele, coitado?
4 - Os pontos vão ser explicados por mim.
5 - Eu serei enganado(a) mais uma vez.
6 - Meu Deus, erros já têm sido cometidos por estas crianças
7 - Ele teria sido castigado por mim, sem que os mesmos erros tivessem sido, cometidos por ele?
8 - Isto já vos foi dito por mim.
9 - Esta cruz pesada, na verdade, teria sido carregada por mim pelo resto da minha vida, se ela não tivesse sido conhecida e amada por mim.
10 - Isto foi, no entanto, feito, com amor, por nós.
11 - Eles foram escolhidos, na loja, por nós.
12 - Eles não são admirados por nós por esta razão.
13 - Eles não teriam sido vistos pelos professores?
14 - Os alunos começaram a ser contados pelo mestre na fila do pátio.
15 - Que eles sejam comprados por nós.
16 - Ser-te-ia dado o melhor prêmio que já foi conquistado por mim na vida se eu fosse considerado por ti teu amigo.
17 - É preciso que os tortuosos caminhos da vida sejam percorridos por você, porque só o melhor meio de bem viver ser-lhe-á por eles ensinados
18 - Passiva analítica,
19 - Passiva sintética
20 - Ativa
21 - Ativa
22 - Passiva analítica
VOZES DO VERBO
23 - Ativa
24 - Reflexiva.
25 - Passiva sintética
26 - Passiva sintética
27 - Ativa
28 - O pianista e o piano são envolvidos pela luz circular do refletor.
29 - Carros usados são vendidos por aquela loja
30- Um banquete foi oferecido aos convidados pelo diretor
31 - Os exercícios sempre são resolvidos com muita facilidade pelos alunos.
32 - O pedido foi entregue, ontem, à tarde, ao vendedor, por mim.
33 - A chuva lavou as ruas.
34 - A roda do caminhão esmagou o cão.
35 - O aniversariante convidou-me
36 - O noivo convidará os padrinhos.
37 - Aquele grupo apresentará uma nova música.
38 - O resultado foi comentado.
39 - A contratação dos aprovados será efetivada
40 - Os exercícios não serão resolvidos
41 - O pedido será entregue ao diretor.
42 - Ternos são reformados
43 - Plastificam-se documentos.
44 - Vendem-se apartamentos
45 - Consertar-se-á o sapato.
46 - Não se resolverá o exercício.
47 - Regam-se as plantas todos os dias.



Exercícios, vozes do verbo e orações!!! Reposição de aula!

Passe para a voz passiva as orações:
1 - Narrar-te-ei toda a história.
_________________________________________
2 - Infelizmente, não os conhecíamos.
_________________________________________
3 - O professor disse que viu toda a matéria. Não teria ele, coitado, dito uma mentira?
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4 - Vou explicar os pontos.
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5 - Enganar-me-ão mais uma vez.
_________________________________________
6 - Meu Deus, estas crianças já têm cometido erros!
_________________________________________
7 - Tê-lo-ia eu castigado, sem que ele tivesse por mais de uma vez cometido os mesmos erros?
_________________________________________
8 - Deus é bom, Eu já vo-lo disse
_________________________________________
9 - Teria na verdade, carregado esta cruz pesada pelo resto de minha vida, se eu não na tivesse conhecido e amado!
_________________________________________
10 - Durante toda a vida trabalhamos. Fizêmo-lo, no entanto, com amor
_________________________________________
11 - Chegaram os livros. Nós os escolhemos na loja.
_________________________________________
12 - Eles se elogiam mutuamente. Nós não os admiramos por esta razão
_________________________________________
13 - Os meninos não estavam no colégio. Não nos teriam visto os professores?
_________________________________________
14 - O mestre começou a contar os alunos na fila do pátio.
_________________________________________
15 - Há bons livros na livraria. Comprêmo-los!
_________________________________________
16 - Dar- te- ia o melhor prêmio que já conquistei na vida, se me considerasse teu amigo
_________________________________________
17 - É preciso que percorra os tortuosos caminhos da vida, por que só eles lhe ensinarão o melhor meio de bem viver.
_________________________________________
Indique em que voz verbal encontram-se os verbos abaixo:
18 - O exercício será resolvido.
19 - Resolver-se-ão os exercícios.
20 - O aluno resolveu os exercícios
21 - Entregamos o pedido ao diretor..
22 - O pedido deverá ser entregue ao diretor
23 - O exército cercou a cidade.
24 - Penteou-se para sair.
25 - Esta classe formou-se de bons alunos.
26 - Plastificam-se documentos.
27 - Eles haviam recebido o prêmio.
Passe para a voz passiva
28 - A luz circular do refletor envolve o pianista e o piano.
29 - Aquela loja vende carros usados.
30 - O diretor ofereceu um banquete aos convidados.
31 - Os alunos sempre resolvem os exercícios com muita facilidade.
32 - Entreguei, ontem à tarde, o pedido ao vencedor.

Passe para a voz ativa.
33 - As ruas foram lavadas pela chuva
34 - O cão foi esmagado pela roda do caminhão.
35 - Eu fui convidado pelo aniversariante.
36 - Os padrinhos serão convidados pelo noivo
37 - Uma nova música será apresentada por aquele grupo.
As frases abaixo estão na voz passiva sintética
Passe-as para a passiva analítica:
38 - Comentou-se o resultado.
39 - Efetivar-se-à a contratação dos aprovados
40 - Não se resolverão os exercícios.
41 - Entregar-se-á o pedido ao diretor
42 - Reformam-se termos.
As frases abaixo estão na voz passiva analítica.
Passe- as para a passiva sintética
43 - Documentos são plastificados.
44 - Apartamentos são vendidos.
45 - O sapato será consertado.
46 - O exercício não será resolvido.
47 - As plantas são regadas todos os dias



Exercícios:
Leia a tirinha abaixo.


1. Na tira, existem três orações reduzidas de gerúndio. Transcreva-as, nas linhas abaixo, desenvolva-as e classifique-as.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Leia com atenção e depois faça o que se pede:

“Sentindo a proximidade da morte, um milionário pediu papel e pena e escreveu:

- Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.

Não teve tempo de pontuar – e morreu. A quem ele deixava a fortuna que tinha? Eram quatro os concorrentes.”

a) Pontue a Citação do milionário, fazendo com que a herança fique para aos pobres:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Pontue a Citação do milionário, fazendo com que a herança fique para a irmã:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Pontue a Citação do milionário, fazendo com que a herança fique para o sobrinho:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Pontue a Citação do milionário, fazendo com que a herança fique para o alfaiate:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Classifique as orações subordinadas substantivas abaixo em subjetiva, Ob. Direta, Ob. Indireta, Compl. Nominal ou Apositiva:

a) Eu pedi que ele me deixasse em paz.
_________________________________________________________
b) A cura do paciente dependia de que ele aceitasse o difícil tratamento.
_________________________________________________________
c) O povo estava esperançoso de que a nova medida econômica amenizasse os seus problemas.
_________________________________________________________
d) É importante que os representantes políticos tenham consciência de sua missão.
_________________________________________________________
e) Não sei quanto me custará esse favor.
_________________________________________________________
f) Tenho certeza de que será recompensado por esse ato generoso.
_________________________________________________________
g) Ninguém sabe se ele voltará para o Brasil.
_________________________________________________________
h) O desejo de todos era um só: que tudo se resolvesse sem agitação.
_________________________________________________________
i) Perguntou-me apenas onde eu morava.
__________________________________________________________

4. Classifique as orações subordinadas em Subjetiva ou Obj. Direta:

a) Foi decidido que a população terá tratamento dentário gratuito.
__________________________________________________________
b) Os favelados esperaram que a Secretaria da Saúde instalasse o posto de saúde.
__________________________________________________________
c) Não se comentava se ela adoecera.
__________________________________________________________
d) As estatísticas mostravam que muitas mulheres são espancadas em casa, pelos maridos.
__________________________________________________________
e) Importa que você seja bom aluno.
__________________________________________________________
f) O professor explicou que algumas pessoas discordavam do governo.
__________________________________________________________
g) Parece que algumas brincadeiras infantis já não existem.
__________________________________________________________

5. Classifique as orações subordinadas em Compl. Nominais ou Obj. Indiretas:
a) O Estado necessitava de que a prisão-albergue fosse construída.
_________________________________________________________
b) Tínhamos dúvida de que daria certo o acampamento naquele lugar.
_________________________________________________________
c) O historiador convenceu as autoridades de que nossas escolas precisavam ser melhoradas.
_________________________________________________________
d) O sociólogo estava esperançoso de que a pesquisa sobre o Brasil fosse aprovada
_________________________________________________________
e) Aquele político que aspira a que o elejam prefeito da cidade.
_________________________________________________________
f) A Assembléia Nacional Constituinte votou favoravelmente a que a licença-gestante seja de cento e vinte dias.
_________________________________________________________


6. Transforme o adjetivo destacado em oração subordinada adjetiva:

Modelo: Eram músicas contagiantes
Eram músicas que contagiavam

a) A televisão apresenta cenas agressivas.
________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Os avós tinham atitudes agradáveis.
________________________________________________________________________________________________________________________________
c) A professora revelava uma linguagem enternecedora.
________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Ela carregava problemas atormentadores.
________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Eles escreviam cartas emocionantes.
________________________________________________________________________________________________________________________________
f) O namorado fazia carinhos sedutores.
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7. Em cada alternativa há dois períodos simples. Transforme-os em período composto usando o pronome relativo adequado:

Modelo: Comprei as fechaduras. Elas foram pedidas pelo construtor.
Comprei as fechaduras que foras pedidas pelo construtor.


a) Esta é uma pequena rua. Ela não tem saída.
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b) Há alimentos fibrosos. Eles fazem bem para o aparelho digestivo.
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c) Ela ofereceu-me uma flor. Apanhara-a no jardim de casa.
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d) Mandamos o dinheiro. Ele precisava dele.
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e) Amazônia e uma vasta área verde. O mundo necessita dela.
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8. Classifique a orações subordinas adverbiais em comparativa, concessiva, conformativa, consecutiva, final, proporcional, condicional, causal ou temporal:
a) A antiga moradora reconheceu-me logo que me viu.
________________________________________________________________
b) Como estava doente, precisava de acompanhamento no hospital.
________________________________________________________________
c) Se ele vier cedo, iremos ao cinema.
________________________________________________________________
d) À proporção que limpávamos os livros, o cheiro de bolor sumia.
________________________________________________________________
e) Fiz minha autocrítica a fim de que me sentisse melhor.
________________________________________________________________
f) Chorou tanto na partida que a família se surpreendeu.
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g) Os policiais reagiram como tínhamos previsto.
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h) Por mais que pedissem novas escolas, o Estado não as construía.
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i) Corríamos como lebres assustadas.
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9. Leia o trecho e classifique as orações destacadas:

“Quando a bruxa malvada presenteou Branca de Neve com uma maçã envenenada, escolheu justamente uma maça carnuda, vermelha e brilhante. Como a heroína da história infantil, os consumidores modernos também não resistem aos apelos de uma fruta carnuda, sem saber que por trás da bela aparência podem estar produtos químicos nem sempre inócuos à saúde. Além da cera passada para proteger a maçã e fazê-la brilhar ou de corantes para tornar as cascas das frutas mais atraentes, estão sendo utilizados também reguladores de crescimento – produtos químicos que interferem no desenvolvimento e maturação das plantas – cuja utilização não é fiscalizada no Brasil, onde inexistem pesquisas científicas sobre o assunto.”
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10. Leia e depois responda:
Livro: A Troca
Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.
Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado.
E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça.
Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.
Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.
Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
Mas, como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra – em algum lugar – uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.
1) A autora inicia trazendo uma comparação para o livro. Que diz ela no 1º parágrafo?
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2) Mais adiante ela usa uma imagem (substantivo concreto) para se referir ao livro. Descubra qual, transcrevendo a frase onde se encontra. Qual é a palavra?
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3)Quando ela diz: “De casa em casa fui descobrindo o mundo de tanto olhar pras paredes” Como você interpreta essa imagem “paredes”?
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4.a) Localize qual o trecho que completa a ideia inicial do texto: “Os livros me deram casa e comida”
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b) Afinal, o que significa “casa e comida”?
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11. O que lhe sugere a colocação da imagem tijolo e casa no final: “ Comei a fabricar tijolo para – em algum lugar – uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar”
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12. Complete conforme a tabela abaixo:

________________ (1) quero dar-lhes as Boas vindas à nossa sessão especial. Estamos muito _______________________(2) por sua presença aqui conosco.
Hoje iremos criticar os nossos filmes. O primeiro intitula-se _________________.(3) Pessoas inocentes com um/uma _____________________.(4) Este filme é tão ___________________________(5), que depois de assistir vocês dirão: _________________________! (6)
Concordo. Há cerca de _______ (7) assassinato, ______(8)Bombardeios e ______ (9) cenas de briga. Minha cena favorita é quando o/a _______________________(10) é _____________________(11) por um/uma _______________________ (12) Certo. O último filme intitula-se ______________________ (13)_____________ (14), parte _______(15). É um filme mais aterrorizante que _________________________(16). Puxa! Cheguei a ____________________ (17). Tive que fechar meu/minha_____________(18) e pôr as mãos na/no __________________(19) quando o/a ___________________(20)disse: _____________________________________
______________________________________ (21) para a mocinha e ela ___________
_________ (22). Esse filme dá mais medo que encontrar o/a __________________(23) num beco escuro.
Fico arrepiado só de pensar. Bom, aqui termina nossa sessão especial. Foi mais divertido que uma arca cheia de _________________(24). Até a próxima, e guardem um __________(25) lugar para nós.




0- 1- (algo que se diz ao cumprimentar alguém)
2- ( um estado emocional)
3- ( ato de destruição terminado em ando)
4- ( um tipo de arma)
5- ( um adjetivo)
6- ( uma exclamação)
7- ( um número)
8- ( um número)
9- ( um número)
10- (algo vivo)
11- ( ato de destruição, verbo no passado)
12- ( objeto)
13- ( um dia da semana)
14- ( um número de 1 a 31)
15- ( um número)
16- (algo que causa medo)
17- ( uma reação)
18- (algo que se fecha)
19- (parte do corpo)
20- ( uma pessoa)
21- (ditado popular)
22- (verbo no passado)
23- ( uma pessoa nesta sala)
24- (animais)
25- (adjetivo)




quinta-feira, 12 de agosto de 2010

AMOR PELOS AUNOS

O saudoso educador Paulo Freire certa vez proferiu que “não há educação sem amor”. Sabiamente ele foi ao âmago de tudo, pois educar sem amor pode resultar em um mero ganha pão, em um simples contar de hora-aula ou em uma assinatura de folha de ponto apenas. É mister que viver de verdade exige vontade, alegria, doação,ou seja, exige paixão. E vou além aproveitando o poema do diplomata Francisco Otaviano de Almeida Rosa que diz que “quem passou pela vida em brancas nuvens, (...) passou pela vida e não viveu”. Acredito que mais que a própria razão, a condição de amar é que nos torna especiais dentre os seres que habitam a terra. E na hora de transmitir nossos conhecimentos aos outros homens é importante fazer valer isto que há de belo dentro de nós, sempre transmitindo conhecimentos com afeto.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/1901/1/O-Valor-Do-Afeto-Na-Relacao-Professor-aluno/pagina1.html#ixzz0wPapmVFT

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Poesias

Retrato

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?"

Cecília Meireles

O último poema

Manuel Bandeira


Assim eu quereria meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.


... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, espararei quanto tempo for preciso.

Clarice Lispector
Especial para 702 do alfa... beijos adoro vcs!!!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Guia para uma redação nota 10

Da criatividade à boa argumentação, tudo que não pode faltar num texto


Como fazer um bom título? Há regra para argumentar com consistência? O que fazer quando se tem dúvidas gramaticais? Em grande parte dos vestibulares, a redação é parte importante da nota final obtida no exame. Por essa razão, mesmo quem gosta de escrever pode se sentir inseguro na hora de passar suas idéias para o papel. Embora não exista fórmula do texto perfeito, algumas dicas podem ser valiosas para ajudar tanto os vestibulandos a se dar bem nesta avaliação, quanto aqueles que precisam se aperfeiçoar.

O professor aposentado da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), autor do livro "Redação no vestibular da Unesp: a dissertação", Rogério Chociay, acredita que antes de mais nada, usar a criatividade é fundamental. Para alcançar este objetivo, o estudante deve se preocupar em ler bastante e de tudo um pouco. "O candidato deve conhecer sobre temas variados. A leitura é essencial neste processo. Obras clássicas, jornais, revistas, livros contemporâneos e até gibis auxiliam na aprendizagem de assuntos diferentes e no enriquecimento do vocabulário, o que, conseqüentemente, enriquece o texto", afirma.

Na opinião de Chociay, deixar a preguiça de lado e trabalhar em cima de textos é outra dica preciosa. "Tão importante quanto a leitura é a prática da escrita. Somente com o treino é que o estudante consegue melhorar seu texto", opina. Ele aconselha o estudante a fazer mais redações do que o número pedido pelas escolas ou cursinhos. "O candidato deve se forçar a escrever sobre temas variados e pedir para alguém corrigir ou ler seu texto. Mesmo quem tem talento, se não praticar, fará uma redação ruim", opina o autor.

A coordenadora da prova de redação do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Meirélen Salviano Almeida, acrescenta que o aluno deve estar atento à objetividade do texto. "O estudante precisa seguir os padrões da norma culta e apresentar as idéias desenvolvidas de forma clara. Enrolar só dificulta o bom desenvolvimento dos argumentos e o aluno pode comprometer sua nota", afirma.

Segundo Meirélen, a redação avalia a capacidade do estudante de se expressar de forma acadêmica. Por esse motivo, a universidade é rígida em seu processo de avaliação. "A redação é fundamental em qualquer área do conhecimento, não apenas para os cursos de Humanas", explica.

O diretor acadêmico do vestibular da UNESP, Fernando Dagnoni Prado, complementa que a dissertação é a forma de comunicação usada durante todo o curso de graduação. Daí a importância de testar, já no vestibular, a capacidade de articulação de idéias do candidato por meio da dissertação. "Jargões e 'narizes de cera' devem ser evitados. Esses recursos só ocupam espaço e não acrescentam nada ao texto", afirma.

Dissertação ou narrativa?

Na hora da redação, algumas universidades oferecem mais de uma modalidade de texto a ser trabalhado, as mais comuns são a dissertação e a narrativa. Para não se confundir na escolha, Meirélen orienta o candidato a optar pela modalidade que mais agrada o estudante levando em conta o tema e sua capacidade individual em desenvolver textos dentro dos padrões de cada uma. Ela lembra, porém, que a banca examinadora será igualmente rigorosa nas diferentes propostas.

"Cada um dos estilos têm suas regras. A banca examinadora é treinada para corrigi-los com a mesma rigidez e analisar os padrões da opção escolhida", afirma. O professor Prado acrescenta que o aluno sabe bem quais são seus pontos fortes e, portanto, está preparado para escolher corretamente. "Se ele teve mais narrações bem-sucedidas durante o Ensino Médio ele deve fazer essa escolha. Um formato não é mais fácil que o outro", garante ele.

Após optar pelo modelo de texto, o candidato deve prestar muita atenção às regras da modalidade eleita. "A dissertação parte da proposta de um tema que deve ser desenvolvido em uma linha de coerência. As idéias utilizadas devem mostrar as possíveis posições que podem ser tomadas e a conclusão deve estar de acordo com os argumentos desenvolvidos", ensina Prado.

Para Chociay, se o candidato optar pela narrativa ele deve ter em mente a importância da coerência do desenrolar da história. "A narrativa deve ser bem pensada. Precisa de começo, meio e fim. Muitas vezes, pode ser até mais difícil do que construir um texto argumentativo", ressalta. Prado complementa que neste formato de redação, não podem faltar personagens que se relacionem em torno de um conflito. "Se o candidato destacar um objeto no começo da narração, algo deve acontecer com ele até o final da história", explica.

Fuja dos erros!

Na dúvida sobre como escrever, não arrisque levar textos prontos no dia do exame. Segundo Chociay, há casos em que o aluno leva um texto padrão para copiar a estrutura dentro de outro tema e perde completamente o foco da argumentação. "Se o candidato levar uma redação pronta, ele fatalmente irá usar sua estrutura e correrá o risco de se desviar do tema a ser abordado", diz.

Na opinião de Chociay, outro risco acontece quando o vestibular permite narrativas. Alguns candidatos tentam imitar o estilo de escrita de um escritor famoso e se dão mal por isso. "O estudante deve se lembrar que o escritor levou anos para aprimorar seu estilo e que ele não será bem-sucedido ao tentar copiá-lo", explica.

O título é outro ponto de dúvidas e onde muitos alunos pecam na redação. Afinal, é obrigatório ou não fazer o título? Há vestibulares em que ele não é obrigatório. A prova da Unicamp, por exemplo, quando não cita a obrigatoriedade do título no enunciado do exame, não desconta pontos do estudante. "Se o título não é pedido no enunciado da prova, é uma opção do candidato colocá-lo. Isso não vai tirar pontos do aluno", explica Meirélen.

Chociay, por sua vez, aconselha o candidato a usar título mesmo quando ele não for obrigatório. "O título resume a idéia a ser trabalhada no texto e estimula a curiosidade do leitor", afirma. Por ser uma peça chave do texto, Chociay acredita que o título deve ser muito bem escolhido, não pode ser óbvio. "O título precisa chamar a atenção. Usar um título genérico é o mesmo que um convite para que a banca não se interesse pelo texto," opina ele.

Por fim, revisão é fundamental. Para os especialistas, não há dúvida de que erros gramaticais na versão final de uma redação comprometem o sucesso. Chociay recomenda ao candidato fazer um rascunho da redação e só depois de muita revisão entregar a versão final do texto. "Há espaço para isso no material dado no dia do vestibular e também há tempo para passar o texto a limpo. Na revisão, o aluno encontra erros gramaticais que devem ser corrigidos. Por isso, o candidato deve fazer o rascunho, ler, reler, passar a limpo e ler novamente. Assim ele pode consertar todos os erros que deixou para trás", diz.

O Universia foi a campo descobrir quais as principais dúvidas dos vestibulandos em relação ao tema redação. Três estudantes do cursinho Objetivo, em São Paulo, elaboraram suas perguntas que foram respondidas pelo professor aposentado da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), autor do livro "Redação no vestibular da UNESP: a dissertação", Rogério Chociay.

Qual a melhor forma de dividir os parágrafos de uma dissertação?( Renan Delacqua Cont)

Resposta:
O parágrafo é uma unidade de sentido. Não existe uma norma absoluta para sua divisão, mas a regra básica é a seqüência de sentido dos argumentos. A mudança de parágrafo deve caracterizar uma transição do sentido entre as idéias.

Qual o formato da dissertação em prosa? Ela pode ser usada na redação do vestibular? ( Vinicius Bernardes Seabra)

Resposta:
A dissertação em prosa é o modelo cobrado normalmente nos vestibulares. Um bom exemplo dela pode ser encontrado nos editoriais dos grandes jornais. O texto é dissertativo argumentativo, o aluno deve desenvolver uma opinião. Porém, é preciso estar atento para não usar os recursos da poesia e nem da narrativa.

É válido dar a opinião política na dissertação? (Paulo Figueiredo)

Resposta:
O aluno pode expressar sua opinião, contanto que esteja de acordo com o tema proposto. Se o tema apresentar um viés político, é normal que o candidato manifeste suas idéias. Ele não precisa temer que a banca examinadora o penalize pela posição política que adota, eles são treinados para corrigir a capacidade do aluno de expressar idéias escritas.



O que vai rolar: conhecendo a UFRJ.

O Evento

O evento tem se esforçado ano a ano para crescer não apenas em número de visitantes, mas também na forma de mostrar a esse público como é a vida universitária que aguarda esses futuros calouros. Tudo para que alunos e alunas de escolas públicas e privadas possam ter um maior contato com o lado de dentro da universidade e trocar diretamente com estudantes de graduação, professores(as) e técnicos(as) da universidade.

Toda a programação acontece na Escola de Educação Física e Desportos - Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária - Ilha do Fundão.

CREDENCIAMENTO

A partir da 7:30h as escolas e instituições já podem credenciar os seus estudantes e responsáveis para ter acesso à área do evento. Cada visitante recebe uma pasta com a programação do evento e uma pulseira de identificação.

ABERTURA

O evento começa às 8h30, com uma palestra de abertura.

ESTANDES

Em estandes dedicados aos cursos de graduação o visitante pode conversar com estudantes de graduação da universidade e ter contato com várias informações sobre os cursos, através de fotos, vídeos, apresentações de trabalhos práticos e do diálogo direto.

PALESTRAS

Das 10h às17h, coordenadores(as) e professores(as) de todos os cursos de graduação se revezam em oito espaços, apresentando seus cursos e respondendo a perguntas dos visitantes, explicando e detalhando um pouco mais o que cada uma das carreiras significa e abordando temas como mercado de trabalho, opções de pesquisa e de extensão, permitindo uma visão mais ampla de cada área.

ATIVIDADES CULTURAIS

Em paralelo, o evento traz uma programação cultural elaborada exclusivamente por estudantes, professores(as) e técnicos(as) da UFRJ, como uma pequena amostra sobre o que a universidade produz na área da cultura.

Conto e crônica

Seguem dois textos: Um conto de Clarice Lispector e uma crônica de Luís Fernando Veríssimo, já que estamos estudando esses gêneros literários.


Uma galinha - Conto

Clarice Lispector


Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã.

parecia calma. desde sábado encolhera-se num cante da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio.

Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto vôo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou – o tempo da cozinheira dar um grito – e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro vôo desajeitado, alcançou o telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa, lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar, vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta, hesitante e trêmula, escolhia com urgência outro rumo. A perseguição tornou-se mais intensa. De telhado a telhado foi percorrido mais de um quarteirão de rua. Pouco afeita a uma luta mais selvagem pela vida, a galinha tinha que decidir por si mesma os caminhos a tomar, sem nenhum auxílio de sua raça. O rapaz, porém, era um caçador adormecido. E por mais intima que fosse a presa o grito de conquista havia soado.

Sozinha no mundo, sem pai nem mãe, ela corria, arfava, muda, concentrada. Às vezes, na fuga, pairava ofegante num beiral de telhado e enquanto o rapaz galgava outros com dificuldade tinha tempo de se refazer por um momento. E então parecia tão livre.

Estúpida, tímida e livre. Não vitoriosa como seria um galo em fuga. Que é que havia nas suas vísceras que fazia dela um ser? A galinha é um ser. É verdade que não se poderia contar com ela para nada. Nem ela própria contava consigo, como. o galo crê na sua crista. Sua única vantagem é que havia tantas galinhas que morrendo uma surgiria no mesmo instante outra tão igual como se fora a mesma.

Afinal, numa das vezes em que parou para gozar sua fuga, o rapaz alcançou. Entre gritos e penas, ela foi presa. em seguida carregada em triunfo por uma asa através das telhas e pousada no chão da cozinha com certa violência. Ainda tonta, sacudiu-se um pouco, em cacarejos roucos e indecisos.

Foi então que aconteceu. De pura afobação a galinha pôs um ovo. Surpreendida, exausta. Talvez fosse prematuro. Mas logo depois, nascida que fora para a maternidade, parecia uma velha mãe habituada. Sentou-se sobre o ovo e assim ficou, respirando, abotoando e desabotoando os olhos. Seu coração, tão pequeno num prato, solevava e abaixava as penas, enchendo de tepidez aquilo que nunca passaria de um ovo. Só a menina estava perto e assistiu tudo estarrecida. Mal porém conseguiu desvencilhar-se do acontecimento, despregou-se do chão e saiu aos gritos:

Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! ela quer o nosso bem!

Todos correram de novo à cozinha e rodearam mudos a jovem parturiente. Esquentando seu filho, esta não era nem suave nem arisca, nem alegre nem triste, não era nada, era uma galinha. O que não sugeria nenhum sentimento especial. O pai, a mãe e a filha olhavam já há algum tempo, sem propriamente um pensamento qualquer. Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha. O pai afinal decidiu-se com certa brusquidão:

– Se você mandar matar esta galinha nunca mais comerei galinha na minha vida!

– Eu também! jurou a menina com ardor.

A mãe, cansada, deu de ombros.

Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família. A menina, de volta do colégio, jogava a pasta longe sem interromper a corrida para a cozinha. O pai de vez em quando ainda se lembrava: "E dizer que a obriguei a correr naquele estado!" A galinha tornara-se a rainha da casa. Todos, menos ela, o sabiam. Continuou entre a cozinha e o terraço dos fundos, usando suas duas capacidades: a da apatia e a do sobressalto

Mas quando todos estavam quietos na casa e pareciam tê-la esquecido, enchia-se de uma pequena coragem, resquícios da grande fuga e circulava pelo ladrilho, o corpo avançando atrás da cabeça, pausado como num campo, embora a pequena cabeça a traísse: mexendo-se rápida e vibrátil, com o velho susto de sua espécie já mecanizado.

uma vez ou outra, sempre mais raramente, lembrava de novo a galinha que se recortara contra o ar à beira do telhado, prestes a anunciar. Nesses momentos enchia os pulmões com o ar impuro da cozinha e, se fosse dado às fêmeas cantar, ela não cantaria mas ficaria muito mais contente. Embora nesses instantes a expressão de sua vazia cabeça se alterasse. Na fuga, no descanso, quando deu à luz ou bicando milho – era uma cabeça de galinha, a mesma que fora desenhada no começo dos séculos.

Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos.

Clarice Lispector,
Laços de família. Rio, Francisco Alves, 2ª ed., 1961.


Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.
Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.
Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.
A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:
- Eu, hein?... nem morta!

Luís Fernando Veríssimo


Especial para a 11712 do Santa Mônica recreio... bjs.