quarta-feira, 6 de abril de 2011

Redação sobre preconceito racial

Preconceito Racial: Atitude Racional?

O preconceito racial sempre esteve e estará presente no mundo. Apesar de haver nitidamente grandes conquistas dos negros em relação aos seus direitos como cidadão, o preconceito ainda é existente.

A maioria dos negros sofrem ou sofreram alguma espécie de preconceito, e como o próprio nome sugere, isso é um pré-conceito do que você é realmente. Existem exemplos de pessoas que conseguiram superar essas barreiras e obtiveram sucesso, mostrando seu verdadeiro potencial, independentemente de sua cor, mas se perguntarem para elas se sofreram algum tipo de discriminação, a maioria das respostas será: sim.

Mas infelizmente a maior parte delas preferem se omitir quanto à isso, e acabam se acomodando, aprendendo a conviver com os outros lhes chamando de "negão", "crioulo", "preto", etc., enquanto pouquíssimas preferem lutar contra isso. O que é um grande erro, porque a cor da sua pele não significa nada, pois existem muitas pessoas brancas que cometem atos insensatos, o que prova que a cor não diz nada sobre personalidade e caráter. A cor não qualifica nem menospreza, é isso que devemos ter em mente ao lutar por direitos igualitários entre raças.

Sabemos que não podemos "julgar um livro pela capa", "que as aparências enganam", e que "quem vê cara não vê coração", mas além disso quem disse que o branco é o certo e o negro é o errado?

Se fizermos uma relação de tudo que aprendemos direta ou indiretamente com nossos pais, avós, e até mesmo com a sociedade, chegaremos aconclusão de que o preconceito sempre existiu.

Em livros infantis de contos de fadas ou estórias em quadrinhos, quantos heróis ou princesas são negros? E em filmes, quem é o empresário rico, bonito e bem sucedido? E quem é o ladrão? Quem sabe falar bem e quem só diz gírias? Há mais negros ou brancos em livros de história?

Quase sempre o negro fica reservado à papéis menores, de pouca divulgação e importância, mas felizmente isso está se modificando. O negro está passando a dar mais valor a si mesmo e apoiar não só a miscigenação, mas sim a sua cor.

É evidente que há grandes vitórias, mas também grandes derrotas. Mas não devemos nos abalar por isso, pois estes são grandes degraus de uma longa escada que temos que percorrer rumo a igualdade racial. Devemos nos orgulhar do que somos e lutar para conquistar o nosso devido espaço. Seja independente da raça, classe social, opção sexual, religião, mas que seja dependente do que você é internamente e não externamente, do seu caráter, da sua força de vontade, da sua crença, da sua atitude em querer vencer, vivendo em um mundo mais colorido.

Comentário geral

A redação demonstra domínio da norma culta da língua escrita, com um texto fluente e períodos bem construídos. Assinalamos apenas deslizes pontuais no texto. Há, no entanto, certo desvio de foco em relação ao tema da redação. Em vez de tratar da superação do preconceito racial, como solicitava a proposta, a estudante tratou genericamente do tema do preconceito (como comprova a escolha do título). Os textos de apoio não foram sequer considerados numa reflexão sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário