sábado, 17 de abril de 2010

ATENÇÃO 3001, De 2004 em diante pode ser o tema da prova... Treinem!!!

temasdoenem

Redação do ENEM... dicas!






Redação

Nesta seção, iremos ajudá-lo a entender como é feita a correção da redação e os critérios utilizados nela.

Apresentamos as redações do ENEM de 98, 99 e do simulado COC-ENEM. Numa folha de papel à parte, refaça estas redações, treinando suas competências e habilidades.

A redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Na redação, também serão avaliadas as cinco competências da Matriz do ENEM, referidas à produção de um texto. Cada uma das competências será avaliada numa escala de 0 a 100 pontos.

Caso o participante não desenvolva o tema e a estrutura solicitados, será atribuída a nota ZERO à competência II da redação, o que anula a correção das demais competências da redação. A nota global da redação, neste caso, será ZERO.

A nota global da redação será dada pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação.

As cinco competências avaliadas na redação são as mesmas avaliadas na parte objetiva da prova, traduzidas para uma situação específica de produção de texto, conforme especificado a seguir:

Parte ObjetivaRedação
I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
II. Construir e aplicar conceitos da várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho lingüístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.

Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.

Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos lingüísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos).

Na competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.


Dicas para escrever uma boa dissertação

Para os alunos do terceiro ano, vestibulandos...

  1. Só abordar na introdução e na conclusão o que realmente estiver no desenvolvimento;
  2. Evitar períodos muitos longos ou sequências de frases muito curtas;
  3. Evitar, nas dissertações tradicionais, dirigir-se ao leitor;
  4. Evitar as repetições exageradas e umas próximas das outras, tanto de palavras, quanto de informações;
  5. Manter-se rigorosamente dentro do tema;
  6. Evitar expressões desgastadas, "batidas";
  7. Utilizar exemplos e citações relevantes;
  8. Não usar religião como argumento;
  9. Fugir das palavras muito "fortes";
  10. Evitar gírias e termos coloquiais;
  11. Evitar linguagem rebuscada;
  12. Evitar a argumentação generalizadora e baseada no senso comum;
  13. Não ser radical;
  14. Ter cuidado com palavras duvidosas como coisa e algo, por terem sentido vago; prefirir elemento, fator, tópico, índice, ítem, etc.
  15. Após o titulo de uma redação não colocar ponto;
  16. Não usar chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas;
  17. Não usar questionamentos no texto, sobretudo na conclusão;
  18. Jamais usar a primeira pessoa do singular ou plural, a menos que haja uma solicitação do tema;
  19. Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto; lançar mão de sinônimos e expressões que representem a idéia em questão;
  20. Somente citar exemplos de domínio público, sem narrar seu desenrolar, fazendo somente uma breve menção;
  21. Ser direto e objetivo;
  22. Nunca usar palavrões;
  23. Não usar itens pessoais na sua dissertação.
  24. No titulo todas as palavras devem começar com letra maiúscula.