terça-feira, 29 de março de 2011

“O Prêmio das Crianças do Mundo”


Prêmio das Crianças do Mundo, é laureado por um júri infantil internacional. As crianças do júri são especialistas em Direitos da Criança através de suas próprias experiências de vida. As crianças do júri já foram, entre outras coisas, soldados, escravos, refugiados, crianças de rua, foram obrigadas a se prostituir ou tiveram seus direitos violados de outra maneira. As crianças do júri também lutam pelos Direitos da Criança. As crianças do júri representam todas as crianças do mundo com experiências de vida semelhantes. Milhões de crianças do mundo aprendem sobre diferentes partes dos Direitos da Criança através das histórias das crianças do júri.

Candidatos ao prêmio
Três candidatos finalistas são escolhidos todo ano pelo comitê da premiação do júri infantil, formado por cinco das crianças do júri. O candidato que não recebe o Prêmio dos Amigos Mundiais e nem O Prêmio das Crianças do Mundo, é agraciado com o Prêmio de Honra das Crianças do Mundo.

Amigos Adultos
Adultos – organizações, empresas e indivíduos – podem apoiar o WCPRC como Amigos Adultos e, assim, também podem nomear candidatos ao prêmio. Atualmente há 528 organizações, departamentos de educação locais e nacionais, empresas e projetos de mídia para jovens que são Amigos Adultos.

Alguns adultos são patronos do prêmio e Honorary Adult Friends (Amigos Adultos Honorários) do mesmo. Eles são, entre outros, a rainha Silvia, da Suécia; Nelson Mandela, da África do Sul; o presidente e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, José Ramos Horta, do Timor Leste; o primeiro ministro Xanana Gusmão, do Timor Leste; o ganhador do Prêmio Nobel de economia Joseph Stiglitz, dos EUA; a ex-chefe do Unicef, Carol Bellamy; o ex-assistente do secretário-geral responsável por crianças em conflitos armados da ONU e agora o primeiro Ombudsman das Crianças do Mundo, Olara Otunnu; o filósofo mais lido do mundo, Ken Wilber e a top model Alek Wek.

Aberto a todos
O WCPRC foi instituído pela organização Barnens Värld (O Mundo das Crianças), mas está aberto a todas as escolas e organizações de todo o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário