sábado, 6 de março de 2010

Dica de filme: Era uma vez.

Filme “Era uma vez…” do diretor Breno Silveira mostra o romance de Nina, uma garota rica da zona sul carioca e Dé, um rapaz pobre e honesto. Diferenças sociais vêm à tona, porém isso não é o suficiente para acabar com o amor do jovem casal. O filme gira em torno da luta deles para permanecerem unidos mas, a sociedade brasileira não aceita essa mistura entre o pobre e o rico deixando bem claro suas diferenças e a impossibilidade de permanecerem juntos. O final do filme é o que define essa distância que “deve” existir entre as duas classes sociais onde, ao insistirem em ficar juntos, o filme se desmancha em um final trágico mostrando assim a realidade do Brasil. Achei bastante crítico e violento o final pois é um grande erro da sociedade brasileira descriminar pessoas pela sua posição social, o que fica bem explícito no filme.

Construa uma dissertação, falando sobre a desigualdade social que acontece no Rio de Janeiro, onde os jovens de classe média alta, se misturam com jovens moradores de comunidades, por morarem tão próximos um dos outros, pois os morros desembocam nos apartamentos de luxo. Dê sua opinião sobre o preconceito, as diferenças de estilo de vida que eles tem, fale sobre a violência urbana e como muitas vezes os jovens de comunidades são vítimas do sistema e como e por quê o mundo do tráfico desperta curiosidade em tantos jovens de classe média alta.

Mas o que é dissertar?
Dissertar é, através da organização de palavras, frases e textos, apresentar idéias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos através da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.

Essa redação foi pedida aos meus alunos do Ensino médio, galerinha: vejam o filme, reflitam, e não esqueça que vale 1 ponto de bônus para a prova. Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário