quinta-feira, 13 de maio de 2010

PA Terceiro ano... Que molezinha!!!

1. (UFBA-BA)

INSTRUÇÕES:

Escreva sua Redação com caneta de tinta azul ou preta.

Não utilize letra de imprensa. Caso seja essa a forma de sua grafia, destaque as maiúsculas.

Será anulada a Redação:

— redigida fora do tema;

— apresentada em forma de verso;

— escrita a lápis ou de forma ilegível.

TEMA

A identidade cultural no Brasil é uma questão polêmica, sobretudo no que se refere à língua portuguesa.

Leia, a seguir, alguns textos sobre o assunto, refletindo sobre o seu conteúdo, sem contudo copiá-los como parte de sua Redação.

I. A Nação é uma resultante de agentes históricos. O índio, o negro, o espadachim, o jesuíta, o tropeiro, o poeta, o fazendeiro, o político, o holandês, o português, o francês, os rios, as montanhas, a mineração, a pecuária, a agricultura, o sol, as léguas imensas, o Cruzeiro do Sul, o café, a literatura francesa, as políticas inglesa e americana, os oito milhões de quilômetros quadrados...

Temos de aceitar todos esses fatores, ou destruir a Nacionalidade, pelo estabelecimento de distinções, pelo desmembramento nuclear da idéia que dela formamos.

Como aceitar todos esses fatores? Não concedendo predominância a nenhum.

MANIFESTO NHENGAÇU

II. O contato entre culturas produz efeitos também no vocabulário das línguas.

Atente para o fato de que os empréstimos linguísticos só fazem sentido quando são necessários. É o que ocorre quando surgem novos produtos ou processos tecnológicos. (...) São condenáveis abusos de estrangeirismos decorrentes de afetação de comportamento ou de subserviência cultural. A imprensa e a publicidade muitas vezes não resistem à tentação de utilizar a denominação estrangeira de forma apelativa, como em expressões do tipo os teens (por adolescentes) ou high tecnology system (sistema de alta tecnologia).

PASQUALE & ULISSES

III. Uma saudável epidemia tomou conta da imprensa brasileira. Os jornais publicam seções de valorização da língua portuguesa.

A conclusão é que se deve cuidar dessa matéria de forma inteligente, sem patriotadas, mas com objetividade, no sentido de valorizar o idioma de Machado de Assis e de Fernando Pessoa. Se a nossa pátria é a língua portuguesa, por que não cuidar bem dela?

ARNALDO NISKIER

IV. O uso desnecessário, abusivo ou enganoso de palavra ou expressão estrangeiras será tratado como lesivo ao patrimônio cultural brasileiro.

Mais que uma lei, queremos criar um Movimento Nacional de Defesa da Língua Portuguesa. Sem xenofobia, mas com altivez e brio, é possível proteger o idioma contra o corrosivo bilingüismo que o desfigura e infunde nos brasileiros a deprimente ilusão de que a língua portuguesa é feia, limitada e vaga. Apesar das regras por vezes tortuosas, é bela, pródiga e precisa, dotada de recursos léxicos suficientes para acompanhar as descobertas, invenções e mudanças que transformam o mundo. Como indagou o professor Niskier, “por que não cuidar bem dela?”

ALDO REBELO

V. Gosto de sentir a minha língua roçar

A língua de Luís de Camões

Gosto do Pessoa na pessoa

Da rosa no Rosa

E sei que a poesia está para a prosa

Assim como o amor está para a amizade

E quem há de negar que esta lhe é superior

E deixa os portugais morrerem à míngua

“Minha pátria é minha língua”

CAETANO VELOSO

A partir da análise desses fragmentos, produza um texto dissertativo sobre o tema:

BRASIL: IDENTIDADE CULTURAL E PRESERVAÇÃO DO IDIOMA NACIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário