domingo, 29 de agosto de 2010

Exercícios, vozes do verbo e orações!!! Reposição de aula!

Passe para a voz passiva as orações:
1 - Narrar-te-ei toda a história.
_________________________________________
2 - Infelizmente, não os conhecíamos.
_________________________________________
3 - O professor disse que viu toda a matéria. Não teria ele, coitado, dito uma mentira?
_________________________________________
4 - Vou explicar os pontos.
_________________________________________
5 - Enganar-me-ão mais uma vez.
_________________________________________
6 - Meu Deus, estas crianças já têm cometido erros!
_________________________________________
7 - Tê-lo-ia eu castigado, sem que ele tivesse por mais de uma vez cometido os mesmos erros?
_________________________________________
8 - Deus é bom, Eu já vo-lo disse
_________________________________________
9 - Teria na verdade, carregado esta cruz pesada pelo resto de minha vida, se eu não na tivesse conhecido e amado!
_________________________________________
10 - Durante toda a vida trabalhamos. Fizêmo-lo, no entanto, com amor
_________________________________________
11 - Chegaram os livros. Nós os escolhemos na loja.
_________________________________________
12 - Eles se elogiam mutuamente. Nós não os admiramos por esta razão
_________________________________________
13 - Os meninos não estavam no colégio. Não nos teriam visto os professores?
_________________________________________
14 - O mestre começou a contar os alunos na fila do pátio.
_________________________________________
15 - Há bons livros na livraria. Comprêmo-los!
_________________________________________
16 - Dar- te- ia o melhor prêmio que já conquistei na vida, se me considerasse teu amigo
_________________________________________
17 - É preciso que percorra os tortuosos caminhos da vida, por que só eles lhe ensinarão o melhor meio de bem viver.
_________________________________________
Indique em que voz verbal encontram-se os verbos abaixo:
18 - O exercício será resolvido.
19 - Resolver-se-ão os exercícios.
20 - O aluno resolveu os exercícios
21 - Entregamos o pedido ao diretor..
22 - O pedido deverá ser entregue ao diretor
23 - O exército cercou a cidade.
24 - Penteou-se para sair.
25 - Esta classe formou-se de bons alunos.
26 - Plastificam-se documentos.
27 - Eles haviam recebido o prêmio.
Passe para a voz passiva
28 - A luz circular do refletor envolve o pianista e o piano.
29 - Aquela loja vende carros usados.
30 - O diretor ofereceu um banquete aos convidados.
31 - Os alunos sempre resolvem os exercícios com muita facilidade.
32 - Entreguei, ontem à tarde, o pedido ao vencedor.

Passe para a voz ativa.
33 - As ruas foram lavadas pela chuva
34 - O cão foi esmagado pela roda do caminhão.
35 - Eu fui convidado pelo aniversariante.
36 - Os padrinhos serão convidados pelo noivo
37 - Uma nova música será apresentada por aquele grupo.
As frases abaixo estão na voz passiva sintética
Passe-as para a passiva analítica:
38 - Comentou-se o resultado.
39 - Efetivar-se-à a contratação dos aprovados
40 - Não se resolverão os exercícios.
41 - Entregar-se-á o pedido ao diretor
42 - Reformam-se termos.
As frases abaixo estão na voz passiva analítica.
Passe- as para a passiva sintética
43 - Documentos são plastificados.
44 - Apartamentos são vendidos.
45 - O sapato será consertado.
46 - O exercício não será resolvido.
47 - As plantas são regadas todos os dias



Exercícios:
Leia a tirinha abaixo.


1. Na tira, existem três orações reduzidas de gerúndio. Transcreva-as, nas linhas abaixo, desenvolva-as e classifique-as.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Leia com atenção e depois faça o que se pede:

“Sentindo a proximidade da morte, um milionário pediu papel e pena e escreveu:

- Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.

Não teve tempo de pontuar – e morreu. A quem ele deixava a fortuna que tinha? Eram quatro os concorrentes.”

a) Pontue a Citação do milionário, fazendo com que a herança fique para aos pobres:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Pontue a Citação do milionário, fazendo com que a herança fique para a irmã:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Pontue a Citação do milionário, fazendo com que a herança fique para o sobrinho:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Pontue a Citação do milionário, fazendo com que a herança fique para o alfaiate:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Classifique as orações subordinadas substantivas abaixo em subjetiva, Ob. Direta, Ob. Indireta, Compl. Nominal ou Apositiva:

a) Eu pedi que ele me deixasse em paz.
_________________________________________________________
b) A cura do paciente dependia de que ele aceitasse o difícil tratamento.
_________________________________________________________
c) O povo estava esperançoso de que a nova medida econômica amenizasse os seus problemas.
_________________________________________________________
d) É importante que os representantes políticos tenham consciência de sua missão.
_________________________________________________________
e) Não sei quanto me custará esse favor.
_________________________________________________________
f) Tenho certeza de que será recompensado por esse ato generoso.
_________________________________________________________
g) Ninguém sabe se ele voltará para o Brasil.
_________________________________________________________
h) O desejo de todos era um só: que tudo se resolvesse sem agitação.
_________________________________________________________
i) Perguntou-me apenas onde eu morava.
__________________________________________________________

4. Classifique as orações subordinadas em Subjetiva ou Obj. Direta:

a) Foi decidido que a população terá tratamento dentário gratuito.
__________________________________________________________
b) Os favelados esperaram que a Secretaria da Saúde instalasse o posto de saúde.
__________________________________________________________
c) Não se comentava se ela adoecera.
__________________________________________________________
d) As estatísticas mostravam que muitas mulheres são espancadas em casa, pelos maridos.
__________________________________________________________
e) Importa que você seja bom aluno.
__________________________________________________________
f) O professor explicou que algumas pessoas discordavam do governo.
__________________________________________________________
g) Parece que algumas brincadeiras infantis já não existem.
__________________________________________________________

5. Classifique as orações subordinadas em Compl. Nominais ou Obj. Indiretas:
a) O Estado necessitava de que a prisão-albergue fosse construída.
_________________________________________________________
b) Tínhamos dúvida de que daria certo o acampamento naquele lugar.
_________________________________________________________
c) O historiador convenceu as autoridades de que nossas escolas precisavam ser melhoradas.
_________________________________________________________
d) O sociólogo estava esperançoso de que a pesquisa sobre o Brasil fosse aprovada
_________________________________________________________
e) Aquele político que aspira a que o elejam prefeito da cidade.
_________________________________________________________
f) A Assembléia Nacional Constituinte votou favoravelmente a que a licença-gestante seja de cento e vinte dias.
_________________________________________________________


6. Transforme o adjetivo destacado em oração subordinada adjetiva:

Modelo: Eram músicas contagiantes
Eram músicas que contagiavam

a) A televisão apresenta cenas agressivas.
________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Os avós tinham atitudes agradáveis.
________________________________________________________________________________________________________________________________
c) A professora revelava uma linguagem enternecedora.
________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Ela carregava problemas atormentadores.
________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Eles escreviam cartas emocionantes.
________________________________________________________________________________________________________________________________
f) O namorado fazia carinhos sedutores.
________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Em cada alternativa há dois períodos simples. Transforme-os em período composto usando o pronome relativo adequado:

Modelo: Comprei as fechaduras. Elas foram pedidas pelo construtor.
Comprei as fechaduras que foras pedidas pelo construtor.


a) Esta é uma pequena rua. Ela não tem saída.
________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Há alimentos fibrosos. Eles fazem bem para o aparelho digestivo.
________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Ela ofereceu-me uma flor. Apanhara-a no jardim de casa.
________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Mandamos o dinheiro. Ele precisava dele.
________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Amazônia e uma vasta área verde. O mundo necessita dela.
________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Classifique a orações subordinas adverbiais em comparativa, concessiva, conformativa, consecutiva, final, proporcional, condicional, causal ou temporal:
a) A antiga moradora reconheceu-me logo que me viu.
________________________________________________________________
b) Como estava doente, precisava de acompanhamento no hospital.
________________________________________________________________
c) Se ele vier cedo, iremos ao cinema.
________________________________________________________________
d) À proporção que limpávamos os livros, o cheiro de bolor sumia.
________________________________________________________________
e) Fiz minha autocrítica a fim de que me sentisse melhor.
________________________________________________________________
f) Chorou tanto na partida que a família se surpreendeu.
________________________________________________________________
g) Os policiais reagiram como tínhamos previsto.
________________________________________________________________
h) Por mais que pedissem novas escolas, o Estado não as construía.
________________________________________________________________
i) Corríamos como lebres assustadas.
________________________________________________________________

9. Leia o trecho e classifique as orações destacadas:

“Quando a bruxa malvada presenteou Branca de Neve com uma maçã envenenada, escolheu justamente uma maça carnuda, vermelha e brilhante. Como a heroína da história infantil, os consumidores modernos também não resistem aos apelos de uma fruta carnuda, sem saber que por trás da bela aparência podem estar produtos químicos nem sempre inócuos à saúde. Além da cera passada para proteger a maçã e fazê-la brilhar ou de corantes para tornar as cascas das frutas mais atraentes, estão sendo utilizados também reguladores de crescimento – produtos químicos que interferem no desenvolvimento e maturação das plantas – cuja utilização não é fiscalizada no Brasil, onde inexistem pesquisas científicas sobre o assunto.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





10. Leia e depois responda:
Livro: A Troca
Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.
Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado.
E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça.
Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.
Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.
Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
Mas, como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra – em algum lugar – uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.
1) A autora inicia trazendo uma comparação para o livro. Que diz ela no 1º parágrafo?
____________________________________________________________________
2) Mais adiante ela usa uma imagem (substantivo concreto) para se referir ao livro. Descubra qual, transcrevendo a frase onde se encontra. Qual é a palavra?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)Quando ela diz: “De casa em casa fui descobrindo o mundo de tanto olhar pras paredes” Como você interpreta essa imagem “paredes”?
________________________________________________________________
4.a) Localize qual o trecho que completa a ideia inicial do texto: “Os livros me deram casa e comida”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Afinal, o que significa “casa e comida”?
______________________________________________________________________
11. O que lhe sugere a colocação da imagem tijolo e casa no final: “ Comei a fabricar tijolo para – em algum lugar – uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Complete conforme a tabela abaixo:

________________ (1) quero dar-lhes as Boas vindas à nossa sessão especial. Estamos muito _______________________(2) por sua presença aqui conosco.
Hoje iremos criticar os nossos filmes. O primeiro intitula-se _________________.(3) Pessoas inocentes com um/uma _____________________.(4) Este filme é tão ___________________________(5), que depois de assistir vocês dirão: _________________________! (6)
Concordo. Há cerca de _______ (7) assassinato, ______(8)Bombardeios e ______ (9) cenas de briga. Minha cena favorita é quando o/a _______________________(10) é _____________________(11) por um/uma _______________________ (12) Certo. O último filme intitula-se ______________________ (13)_____________ (14), parte _______(15). É um filme mais aterrorizante que _________________________(16). Puxa! Cheguei a ____________________ (17). Tive que fechar meu/minha_____________(18) e pôr as mãos na/no __________________(19) quando o/a ___________________(20)disse: _____________________________________
______________________________________ (21) para a mocinha e ela ___________
_________ (22). Esse filme dá mais medo que encontrar o/a __________________(23) num beco escuro.
Fico arrepiado só de pensar. Bom, aqui termina nossa sessão especial. Foi mais divertido que uma arca cheia de _________________(24). Até a próxima, e guardem um __________(25) lugar para nós.




0- 1- (algo que se diz ao cumprimentar alguém)
2- ( um estado emocional)
3- ( ato de destruição terminado em ando)
4- ( um tipo de arma)
5- ( um adjetivo)
6- ( uma exclamação)
7- ( um número)
8- ( um número)
9- ( um número)
10- (algo vivo)
11- ( ato de destruição, verbo no passado)
12- ( objeto)
13- ( um dia da semana)
14- ( um número de 1 a 31)
15- ( um número)
16- (algo que causa medo)
17- ( uma reação)
18- (algo que se fecha)
19- (parte do corpo)
20- ( uma pessoa)
21- (ditado popular)
22- (verbo no passado)
23- ( uma pessoa nesta sala)
24- (animais)
25- (adjetivo)




2 comentários: